Administração

Conselho de Administração

Péricles Pereira Druck
Presidente
Paulo Iserhard
Vice-presidente - Independente
Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto
Membro Efetivo
Paulo Sérgio Viana Mallmann
Membro Efetivo
Roberto Faldini
Membro Efetivo - Independente
Maria Cristina Capocchi Ricciardi
Membro Efetivo - Independente

Conselho Fiscal

Renê Sanda
Membro Efetivo
Rosângela Costa Süffert
Membro Efetivo
Letícia Pedercini Issa
Membro Efetivo

Diretoria Executiva

Sérgio Luiz Cotrim Ribas
Diretor-presidente
Fabiano Alves de Oliveira
Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão
Henrique Zugman
Diretor dos Negócios Papel e Florestal
Lindomar Lima de Souza
Diretor do Negócio Embalagem
Odivan Carlos Cargnin
Diretor de Administração, Finanças e RI

Comitê de Auditoria – Não Estatutário

Roberto Lamb

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduação em Economia Monetária pela FRE/RS e Mestrado em Administração, com ênfase em Finanças, pela UFRGS. Tem experiência de mais de 50 anos em áreas de gestão e finanças, foi funcionário do Banco do Brasil e professor de Finanças Corporativas na UFRGS. É autor e coautor de diversas publicações nas áreas de finanças e governança corporativa, também atuou como consultor de Conselhos de Administração, na implantação de Comitês de auditoria e gestão de riscos. Atuou como membro titular dos Comitês de auditoria da Dataprev e Eletropaulo e no Conselho Fiscal das empresas AES Tiete Energia S.A e AES Tietê S.A., Marfrig S.A., Gerdau S.A., Eletropaulo, Marcopolo S.A., RGE-Rio Grande Energia e Seara Alimentos. Atualmente é Conselheiro de Administração da CADAM – Caulim da Amazônia S.A, membro titular do Comitê de Auditoria Estatutário do Conselho de Administração da BB Seguridade, Conselheiro Fiscal titular da JBS S.A. e Conselheiro fiscal titular da OUROFINO Saúde Animal.

Wladimir Omiechuk

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em IFRS – FIPECAFI/USP. Atuou na KPMG Auditores Independentes por 38 anos, atendendo empresas de capital aberto (grupo nacionais e multinacionais) e grupos familiares, incluindo instituição financeiras, indústrias automotiva, petroquímicas e varejo. Foi sócio líder de Auditoria e Mercados e Clientes da Região Sul. Sua experiência abrange atuação na área de auditoria contábil, legal tributária, sistemas de custos, controladoria, auditoria interna e compliance, gestão de riscos, estruturação de controles internos e assessoria em processo de aquisições e fusões. Atualmente é Conselheiro Fiscal do Instituo Caldeira (Porto Alegre), Presidente do Conselho Administração do IBEF- RS, Diretor do Instituto Cultural Floresta e Conselheiro Fiscal do Fundo Centenário.

Roberto Faldini

Empresário, Administrador de Empresas, Mediador, Palestrante e Consultor na Área de Governança Corporativa, formado em Administração de Empresas pela EAESP – FGV em 1972, com especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral e INSEAD – Fontainebleau – França em 1991; em Empreendedorismo na Babson College – Boston – USA em 2004; em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT – Training of Trainers na IFC – IBGC em 2009, 2011, 2013 e 2016;  Foi Cofundador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 1995 e continua atuante em varias de suas comissões. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC em 2013. Participa de Conselhos de Administração de diversas empresas e de organizações sem fins lucrativos.  E membro associado do IBEF – Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN – Family Business Network. Foi durante 20 anos diretor executivo, acionista e membro do Conselho da Metal Leve SA, e Presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários em 1992, responsável na época do seu mandato pelo lançamento pioneiro das ADRs da Aracruz na Bolsa de Nova York. Foi coordenador por 5 anos, no período de 2002 a 2007, em São Paulo, do PDA do Núcleo das Empresas familiares da FDC – Fundação Dom Cabral. Foi Co-autor do livro “A dimensão Humana da Governação Corporativa”, de Herbert Steinberg (Ed. Gente, 2003) e escreveu diversos artigos para revistas e jornais. Foi Coordenador e Coautor do Caderno de Boas Práticas de Governança Corporativa para Empresas de Capital Fechado do IBGC, lançado em dezembro de 2014 em SP e janeiro de 2105 em Lisboa, Portugal. Também foi coautor do caderno do IBGC “O papel do Conselho na Estratégia das Organizações” lançado em novembro de 2017.

 

Comitê de Pessoas – Não Estatutário

Paulo Iserhard

Engenheiro Mecânico, com especialização em marketing (Kellogg School of Management – Northwestern University – EEUU) e em Gestão Geral (INSEAD-França), foi Diretor Presidente da Kepler Weber S.A., Diretor Geral da Condor S.A., Diretor Geral da Medabil S.A. e Vice- Presidente da Rigesa Ltda. Foi Conselheiro de diversas empresas e atualmente é Conselheiro da Companhia Habitasul de Participação, da Irani Papel e Embalagem S.A., da Lwart Participações e Empreendimentos Ltda., da Kemin South America, da Alliage SA e da GG Participações SA. É membro da YPO, do Instituto de Marketing Industrial e do Future Advisory Board e Coordenador do Programa Conselheiro Trendsinnovation da INOVA BUSINESS SCHOOL.

Maria Cristina Capocchi Ricciardi

Engenheira Civil, formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da Ventiur Investimentos em Novos Negócios S.A. (maio 2022 – presente);   Conselheira Consultiva dos  Conselho de Inovação–BANCO ABC BRASIL (janeiro de 2023 – presente); Fleximedical (janeiro de 2021 – presente); Trackmob (novembro de 2020 – presente); Deutsche Bank S/A (fevereiro de 2014 – março de 2017);  Diretora Executiva (Estatutária) do Global Transaction Banking (GTB)Brasil e GTB Latin America; Banco Citibank S/A (janeiro de 1988 – dezembro de 2013); Diretora do Global Subsidiaries Group (GSG) Brasil e Senior Credit Officer do Corporate and Investment Banking (fevereiro de 2010 – dezembro de 2013) .  Certificações e Especializações: CEO Now – Imersão de Transformação de Gestão – Experience Club (2022); CCA – Certificação para Conselheira de Administração – IBGC (2021); ESG – Como Repensar e Inovar os Negócios – IBGC (2021); C2i – Certificação Conselheira de Inovação – Gonew School (2020); Programa de Mentoria Diversidade em Conselhos – WCD*, IBGC*, IFC, B3 e Spencer Stuart (2020); MasterClass Governança & Nova Economia – Gonew School (2019); Pós MBA – Advanced Boardroom Program for Women – Saint Paul Escola de Negócios (Alumni) (2018); e Challenging Board Members in Germany – ESMT Berlin (2018).

Roberto Faldini

Empresário, Administrador de Empresas, Mediador, Palestrante e Consultor na Área de Governança Corporativa, formado em Administração de Empresas pela EAESP – FGV em 1972, com especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral e INSEAD – Fontainebleau – França em 1991; em Empreendedorismo na Babson College – Boston – USA em 2004; em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT – Training of Trainers na IFC – IBGC em 2009, 2011, 2013 e 2016;  Foi Cofundador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 1995 e continua atuante em varias de suas comissões. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC em 2013. Participa de Conselhos de Administração de diversas empresas e de organizações sem fins lucrativos.  E membro associado do IBEF – Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN – Family Business Network. Foi durante 20 anos diretor executivo, acionista e membro do Conselho da Metal Leve SA, e Presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários em 1992, responsável na época do seu mandato pelo lançamento pioneiro das ADRs da Aracruz na Bolsa de Nova York. Foi coordenador por 5 anos, no período de 2002 a 2007, em São Paulo, do PDA do Núcleo das Empresas familiares da FDC – Fundação Dom Cabral. Foi Co-autor do livro “A dimensão Humana da Governação Corporativa”, de Herbert Steinberg (Ed. Gente, 2003) e escreveu diversos artigos para revistas e jornais. Foi Coordenador e Coautor do Caderno de Boas Práticas de Governança Corporativa para Empresas de Capital Fechado do IBGC, lançado em dezembro de 2014 em SP e janeiro de 2105 em Lisboa, Portugal. Também foi coautor do caderno do IBGC “O papel do Conselho na Estratégia das Organizações” lançado em novembro de 2017.

 

Comitê de Estratégia e ESG – Não Estatutário

Paulo Iserhard

Engenheiro Mecânico, com especialização em marketing (Kellogg School of Management – Northwestern University – EEUU) e em Gestão Geral (INSEAD-França), foi Diretor Presidente da Kepler Weber S.A., Diretor Geral da Condor S.A., Diretor Geral da Medabil S.A. e Vice- Presidente da Rigesa Ltda. Foi Conselheiro de diversas empresas e atualmente é Conselheiro da Companhia Habitasul de Participação, da Irani Papel e Embalagem S.A., da Lwart Participações e Empreendimentos Ltda., da Kemin South America, da Alliage SA e da GG Participações SA. É membro da YPO, do Instituto de Marketing Industrial e do Future Advisory Board e Coordenador do Programa Conselheiro Trendsinnovation da INOVA BUSINESS SCHOOL.

Maria Cristina Capocchi Ricciardi

Engenheira Civil, formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da Ventiur Investimentos em Novos Negócios S.A. (maio 2022 – presente);   Conselheira Consultiva dos  Conselho de Inovação–BANCO ABC BRASIL (janeiro de 2023 – presente); Fleximedical (janeiro de 2021 – presente); Trackmob (novembro de 2020 – presente); Deutsche Bank S/A (fevereiro de 2014 – março de 2017);  Diretora Executiva (Estatutária) do Global Transaction Banking (GTB)Brasil e GTB Latin America; Banco Citibank S/A (janeiro de 1988 – dezembro de 2013); Diretora do Global Subsidiaries Group (GSG) Brasil e Senior Credit Officer do Corporate and Investment Banking (fevereiro de 2010 – dezembro de 2013) .  Certificações e Especializações: CEO Now – Imersão de Transformação de Gestão – Experience Club (2022); CCA – Certificação para Conselheira de Administração – IBGC (2021); ESG – Como Repensar e Inovar os Negócios – IBGC (2021); C2i – Certificação Conselheira de Inovação – Gonew School (2020); Programa de Mentoria Diversidade em Conselhos – WCD*, IBGC*, IFC, B3 e Spencer Stuart (2020); MasterClass Governança & Nova Economia – Gonew School (2019); Pós MBA – Advanced Boardroom Program for Women – Saint Paul Escola de Negócios (Alumni) (2018); e Challenging Board Members in Germany – ESMT Berlin (2018).

Roberto Faldini

Empresário, Administrador de Empresas, Mediador, Palestrante e Consultor na Área de Governança Corporativa, formado em Administração de Empresas pela EAESP – FGV em 1972, com especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral e IN–SEAD – Fontainebleau – França em 1991; em Empreendedorismo na Babson College – Boston – USA em 2004; em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT – Training of Trainers na IFC – IBGC em 2009, 2011, 2013 e 2016;  Foi Cofundador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 1995 e continua atuante em varias de suas comissões. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC em 2013. Participa de Conselhos de Administração de diversas empresas e de organizações sem fins lucrativos.  E membro associado do IBEF – Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN – Family Business Network. Foi durante 20 anos diretor executivo, acionista e membro do Conselho da Metal Leve SA, e Presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários em 1992, responsável na época do seu mandato pelo lançamento pioneiro das ADRs da Aracruz na Bolsa de Nova York. Foi coordenador por 5 anos, no período de 2002 a 2007, em São Paulo, do PDA do Núcleo das Empresas familiares da FDC – Fundação Dom Cabral. Foi Co-autor do livro “A dimensão Humana da Governação Corporativa”, de Herbert Steinberg (Ed. Gente, 2003) e escreveu diversos artigos para revistas e jornais. Foi Coordenador e Coautor do Caderno de Boas Práticas de Governança Corporativa para Empresas de Capital Fechado do IBGC, lançado em dezembro de 2014 em SP e janeiro de 2105 em Lisboa, Portugal. Também foi coautor do caderno do IBGC “O papel do Conselho na Estratégia das Organizações” lançado em novembro de 2017.

 

Comitê de Ética

Cassandra Driessen Pavelski

Advogada desde 2006, inscrita na OAB/SC sob o nº. 22.082 e na OAB/SP sob o nº 357.544, Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI/2003, MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas/2004, Pós Graduação em Direito Civil e Processual Civil pela BB&G Sociedade de Ensino/2006, Pós Graduada em Direito Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC/2008, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/2011, Formação no Curso de Gestão de Departamentos Jurídicos pelo Instituto de Ensino Jurídico e Pesquisa INSPER/2019, Conselheira da OAB/SC Subseção de Joaçaba nas gestões 2013/2015, 2016/2018,  e 2019/2020, Diretora Jurídica do Movimento Catarinense pela Excelência Gestão 2020/2021, Advogada da empresa Irani Papel e Embalagem S.A. (2007/2013), Gerente Jurídica da empresa Irani Papel e Embalagem S.A. (desde 2013), Gerente Jurídica e de Compliance da empresa Irani Papel e Embalagem S.A. (desde 2020).

Claudia Duarte Vergara

Mestre em Psicologia e Saúde (UFCSPA), desenvolvendo o estudo “Engajamento e Adição ao Trabalho em Profissionais de RH”. Especialista em Recursos Humanos e Marketing, MBA Gestão Estratégica de Pessoas (FGV) e Psicóloga. Atua na gestão de RH e Desenvolvimento Organizacional há mais de 20 anos, atuando em multinacionais e nacionais, tais como: Pernod Ricard (Vinhos Almadén), Ericsson, Cargill Meat Foods, Seara Alimentos, Nex Group e atualmente é Gerente Corporativa de Desenvolvimento de Pessoas do Grupo Habitasul e Irani Papel e Embalagem. Possui sólida experiência no Desenvolvimento de Líderes e Times, Endomarketing, Comunicação Interna, Negociação e Administração de Pessoal. Tem certificação internacional em Culture Transformation Tools pela Barret Values Centre e em GMO  Gestão de Mudanças Prosci, pela People Change. Com o case “Nossa Nex: A sua, a nossa Nex. A Construção de uma só voz, a da Cultura Nex Group”, conquistou o Top Ser Humano 2015 e o Sinduscon Premium 2014 – Prata – Processos Internos. Em 2019, recebeu pela Irani, o Top Ser Humano Organização, com o case “Programa Supera: o jeito Irani de gerenciar competências e resultados” e também, o Top Ser Humano Conhecimento, com o artigo “O Engajamento e o RH”. Na ABRH/RS, integrou a equipe de avaliadores do Top Ser Humano 2017 e desde 2018, é facilitadora dos grupo de estudos. Em 2020, foi indicada como RH’s Mais Admirados do Brasil, pela revista Gestão de RH.

Fabiano Alves de Oliveira

Contador, formado em Ciências Contábeis pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pós-graduação em Finanças (UNOESC), Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado Profissional pela Escola de Administração da UFRGS de Porto Alegre. Iniciou na empresa Irani Papel e Embalagem S.A., em Porto Alegre, RS. em 2002 na área de Controladoria, atuando por mais de 10 anos como Gerente da área. Nos últimos 3 anos, atuou como Superintendente de Estratégia e Gestão, sendo em dezembro de 2017 eleito Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da empresa. Em 29 de abril de 2019, foi eleito Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão na Companhia Habitasul de Participações, em Porto Alegre, RS. Atuando como Diretor nas empresas Habitasul Empreendimentos Imobiliários Ltda., JI Negócios Imobiliários Ltda., JI Administração Hoteleira Ltda., Jurerê Empreendimentos Imobiliários e Serviços Ltda, Resort Empreendimentos Imobiliários Ltda., desde 2020.

Sérgio Luiz Cotrim Ribas

Administrador de Empresas, é Pós-Graduado em administração pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP), pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Boston University (EUA). Anteriormente, atuou nas áreas de consultoria de gestão estratégica e marketing na Roland Berger Strategy Consultant e na gerência de marketing do Banco do Brasil S.A. Atua no setor de celulose e papel, desde 2004, quando ingressou na Irani Papel e Embalagem S.A.. Atuou por 06 anos como Diretor de Marketing e Vendas e 07 anos como Diretor de Negócios Papel e Embalagem e após como Diretor de Operações. Em julho de 2017 foi eleito Diretor Presidente da Irani Papel e Embalagem S.A. e, em 11 de abril de 2019 foi eleito Diretor Presidente da Companhia Habitasul de Participações.  Nas controladas HGE – Geração de Energia Suscentável S.A., e Irani Soluções Para E-Commerce LTDA., ocupa os cargos de Conselheiro de Administração e Diretor, respectivamente, desde 2017. Na subsidiária integral Habitasul Florestal S.A., ocupa o cargos de Conselheiro de Administração e Diretor desde 2017.

Anete Capponi Gisler Zacher

Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com MBA em Controlaria pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RS). Profissional com 20 anos de experiência em Finanças, Auditoria, Compliance, Gestão de Riscos e Investigações Corporativas com atuação em médias e grandes empresas incluindo Companhias Multinacionais.  Atualmente responsável pela gestão da área de Auditoria Interna da Irani focada na entrega do plano estratégico da Auditoria Interna e trabalhando em parceira com as áreas de negócios assessorando em questões Financeiras, Operacionais, Compliance, Riscos e investigações.