Perguntas Frequentes

Somos uma das principais indústrias Brasileiras dos segmentos de papel para embalagens sustentáveis e embalagens sustentáveis de papelão ondulado. Com produção integrada, florestas próprias e energia autogerada, há oito décadas abraçamos e embalamos a vida, carregando itens que aperfeiçoam o cotidiano das pessoas.

Atuamos nos segmentos de papel para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, breu e terebintina.

Estamos presentes nas regiões Sul e Sudeste, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Em Santa Catarina está nosso maior site de operação, onde possuímos florestas, produção de papel, além de uma planta de embalagens e um escritório administrativo. Nossa sede administrativa fica no Rio Grande do Sul, estado onde também possuímos florestas integradas com a produção de resinas sustentáveis. Em Minas Gerais possuímos uma planta de produção de papéis e em São Paulo uma planta de embalagens.

Somos a única empresa brasileira focada em embalagens sustentáveis listada na B3, também estamos no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da bolsa brasileira. Estamos inseridos em um modelo de negócio de economia circular. Possuímos base florestal própria integrada à nossa produção e produzimos energia elétrica, garantindo fornecimento e estabilidade nos custos. Temos baixa exposição ao dólar, uma vez que maior parte de nossa receita é proveniente do mercado interno brasileiro e não estamos expostos a ciclos de comodities, pois não compramos ou vendemos celulose. Temos um robusto plano de investimentos em andamento, a Plataforma Gaia, que visa ampliar competitividade, capacidade de produção e suficiência energética, selando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.

As aparas da Irani são o próprio produto final (embalagens) que retorna após o seu uso, em uma verdadeira economia circular. As aparas são recicladas e voltam a se tornar embalagens novamente.

Não há impacto significativo na Irani por variação no preço da celulose. Em termos de receitas, a Irani não vende celulose de mercado, toda a celulose que produzimos é convertida em embalagens sustentáveis e papéis para embalagens sustentáveis, cujos preços são historicamente resilientes e nos quais a demanda é beneficiada por tendências seculares de economia circular, de substituição de materiais de origem fóssil, crescimento do e-commerce e delivery, bem como repasses de inflação. Em termos de custos, não somos impactados significativamente por oscilações no preço da celulose porque produzimos internamente a celulose que consumimos por meio de florestas próprias.

É o portfólio de projetos de expansão da Irani para ampliar competitividade, capacidade de produção e suficiência energética, o que nos habilita para o próximo ciclo de crescimento. Para mais informações, visite a página do Gaia.

1º Ciclo

Gaia I – Expansão da recuperação e Químicos e Utilidades

Gaia II – Expansão Embalagem SC

Gaia III – Reforma MP#2

Gaia IV – Repotenciação Cristo Rei

Gaia V – Repotenciação São Luiz

2º Ciclo

Gaia VI – Sistema de Gerenciamento de Informações de Processo – PIMS

Gaia VII – Ampliação ETE Fase 1

Gaia VIII – Nova Impressora Corte e Vinco

Gaia IX – Automação do Estoque Intermediário

Para mais informações, visite a página do Gaia.

Gaia I – Aumento na geração de energia para consumo interno, alteração do Mix de produção/venda de papel pelo incremento na produção de celulose.

Gaia II – Incremento na capacidade de produção de caixas/chapas na Unidade Embalagem Santa Catarina.

Gaia III – Incremento de produção de papel flexível Máquina de Papel 2 de 30%.

Gaia IV e V – Autossuficiência energética em conjunto com Gaia I.

Gaia V – Ganhos com OEE (eficiência geral dos equipamentos)

Gaia VII – Adequação do Estação de Tratamento de Efluentes para atender as demais expansões em andamento no site de Santa Catarina

Gaia VIII e IX – Alteração no mix de produção de chapas e caixas.

Para mais informações, visite a página do Gaia.

Sim, nossa Planilha de Dados Históricos está disponível em nosso site de Relações com Investidores, podendo ser acessada através da aba “Informações ao Mercado”, “Central de Resultados”.

Não.

Nossa Política de Distribuição de Dividendos e Pagamento de Juros sobre o Capital Próprio está disponível em nosso site de RI, podendo ser acessada através da aba “Governança Corporativa”, “Estatuto, Códigos, Políticas e Regimentos”.

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola, os ativos biológicos são seres vivos (plantas ou animais) que, após o processo de colheita, tornam-se produtos agrícolas, podendo ser vendidos gerando benefícios econômicos para a Companhia.
Os ativos biológicos da Companhia compreendem, principalmente, o cultivo e plantio de florestas de pinus para abastecimento de matéria prima na produção de celulose utilizada no processo de produção de papel para embalagens, produção de resinas e vendas de toras de madeira para terceiros.

A Irani possui suas ações negociadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.
As ações, todas ordinárias, são negociadas na B3 através do ticker RANI3.

Para investir em ações da Companhia, o investidor deve entrar em contato com uma corretora de valores autorizada, que terá condições de assessorá-lo e intermediar a negociação na bolsa de valores. A relação completa de corretoras de valores autorizadas pode ser encontrada no site da B3 no campo de busca por Corretoras.

Os segmentos de listagem da Bolsa são categorias nas quais estão divididas as empresas listadas na B3. Na visão do investidor, essa classificação sinaliza quais empresas estão mais comprometidas a organizar seus processos internos e prestar contas ao mercado. Eles não estão atrelados ao valor da empresa. Uma gigante do mercado pode estar abaixo de empresas médias e pequenas, como small caps, em nível de governança.

Existem cinco segmentos de listagem da Bolsa brasileira, são eles:

Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado.

A Irani está enquadrada no Novo Mercado, esse conduz as empresas ao mais elevado padrão de governança corporativa da B3.

Você pode obter maiores informações em: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/solucoes-para-emissores/segmentos-de-listagem/sobre-segmentos-de-listagem/

A “data com”, também conhecida como “data com dividendos”, é a data limite para os investidores terem direito ao recebimento dos proventos anunciados.

A “data ex”, também conhecida como “data ex-dividendos”, é o primeiro dia útil depois da “data com”. A partir dele, não é mais possível ao investidor que comprar a ação receber os proventos anunciados pela empresa.

Quando uma empresa acredita que que o preço de negociação de suas ações na bolsa está abaixo de seu valor pode recomprá-las por meio de um Programa de Recompra de Ações. Na Irani, o Programa tem por objetivo maximizar a geração de valor para os acionistas por meio de uma administração eficiente da estrutura de capital.

Disponibilizamos uma grande quantidade de informações em nossa Central de Resultados, em nossas Apresentações e em demais seções do nosso site de RI.  Caso você tenha alguma dúvida adicional, pode entrar em contato com a área de Relações com Investidores através dos canais disponíveis em Fale com o RI.

Caso deseje receber e-mails quando a Irani publica seus resultados ou envia outras comunicações ao mercado, você pode efetuar seu cadastro no site de RI – Cadastre-se no mailing, ou através deste link direto.

Clique aqui e nos envie um e-mail.

Você precisa cadastrar o seu currículo em nossa página www.irani.com.br  > Carreira > Trabalhe na Irani. Através deste acesso, você também conhecerá todas as oportunidades disponíveis. Fique atento, pois os currículos enviados por e-mail serão descartados.